5 Principais dores nas mamas e como tratar

Mulher branca e com cabelos loiros, vestida de uma camisa jeans, com a mão direita sobre a mama do mesmo lado simulando dor, com um tom avermelhado como sombra ao redor.

A mastalgia, ou dor nas mamas, é um sintoma comum que atinge cerca de 70% das mulheres no país, sem restrição de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia. A dor (que pode ir de um leve desconforto a quadros mais intensos, afetando o estilo de vida da paciente), é uma das causas principais que levam as mulheres a procurar um mastologista. A principal preocupação costuma ser o medo de ser um sinal indicativo de

Continue lendo “5 Principais dores nas mamas e como tratar”

Desmistificando a relação entre menopausa e câncer de mama

Duas abóboras simulando mamas com uma seringa repleta de cápsulas coloridas simulando remédios.

A menopausa, assim como a menarca, é um período marcante na vida das mulheres. Em ambas as fases, elas demandam adaptações e buscas por informações que auxiliem a mulher a lidar com cada nova realidade. Portanto, se durante uma pesquisa a respeito da menopausa você se deparar com uma nova preocupação, lembre-se que a menarca provavelmente lhe trouxe o mesmo cenário.

Neste artigo vamos tratar de uma das principais questões levantadas com o fim da vida reprodutiva da mulher: a menopausa é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama?

Continue lendo “Desmistificando a relação entre menopausa e câncer de mama”

Quando começar a fazer a mamografia

Apesar do Ministério da Saúde recomendar que a mamografia de rastreamento seja ofertada a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos, a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indicam o exame a partir dos 40 anos para mulheres que não tiveram casos na família e antes disso para aquelas que têm histórico familiar com a doença.

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mama. A mamografia é o método mais eficaz no rastreamento precoce do câncer de mama, mas afinal, quando realizar o exame?

Continue lendo “Quando começar a fazer a mamografia”