Preparos para exames de diagnóstico de câncer de mama

Foto: choja / Canva
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Por mais que exames de imagem pareçam simples, os mais comuns e básicos, é preciso se atentar aos detalhes de preparação sobre cada um, independentemente da complexidade. Cada recomendação,

seja ela fácil ou difícil, deve ser seguida à risca para que o resultado reflita a real situação de saúde do paciente.

Mamografia

Para realizar a mamografia, é importante suspender o uso de cosméticos nas axilas e mamas no dia do exame. O ideal é a mamografia ser feita entre o 5º e o 10º dia após o começo da última menstruação. Caso você use método contraceptivo para não menstruar, isso não interfere na preparação e agendamento do dia ideal para o exame.

Outra recomendação: não é permitido vestir qualquer peça de roupa na região do tronco, pois o mamógrafo precisa identificar qualquer tipo de alteração que venha a existir no tecido mamário, havendo compressão da mama. Por isso, pode ser que ela seja um pouco incômodo, mas por poucos minutos.

A paciente pode se vestir parcialmente com a própria roupa, liberando a área dos seios para o exame. Caso se sinta mais confortável utilizando uma camisola aberta cedida pela clínica, ela também pode optar por essa sugestão.

Não recomendamos o uso de hidratantes, cremes e desodorantes sobre as mamas antes do exame, pois isso interfere na captura das imagens.

A mamografia é contraindicada em casos de gestantes e lactantes, sendo substituída por outros exames, como a ultrassom e/ou ressonância magnética.

Ultrassonografia das mamas

Não há muitas restrições no caso da ultrassonografia das mamas, mas como na mamografia os cosméticos devem ser evitados e o exame deve ser feito após a menstruação.

Como a ultrassonografia possui menos restrições, isso não isenta a importância em manter seu médico informado sobre sua situação de saúde e outros tratamentos que esteja se submetendo.

Biópsia

A biópsia é recomendada quando os exames clínicos anteriores não foram totalmente esclarecedores e há a presença de um nódulo suspeito. A partir do resultado do ultrassom, é possível saber exatamente onde está o nódulo a ser avaliado pela biópsia. No procedimento, é aplicada anestesia local e depois inserida uma agulha que retira uma amostra do tecido.

Caso você tenha que se submeter a esse procedimento, é importante:

  • Manter seu médico informado sobre qualquer medicamento regular que esteja tomando.
  • Não realizar atividades físicas ou grandes esforços nas 48 horas após o exame.

Percebeu que a preparação para esses exames é bem tranquila? Procure ficar calma e compareça com um acompanhante que faça você se sentir segura.

Compartilhe este post com seus amigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments